terça-feira, 7 de junho de 2011

A igreja é minha anta!


As estórias que eu mais gosto são as que envolvem o santo nome em vão.E das formas com que Deus é retratado, a de torturador e ingênuo é a que eu acho mais interessante. Ele pôs um espécie humano masculino e outro feminino sem nada para fazer e com muito tédio para enfrentar no paraíso, tão legal na bíblia que parece um pomar e acreditou mesmo que, não, eles não iam fazer nenhuma “arte”,ficando depois ensandecido a ponto de tirá-los do paraíso e castigá-los por terem desobedecido sua ordem de comer uma...uma...uma maçã! Mensagem subliminar a parte, o MEU Deus, um ser superior, teria ficado ensandecido de ser necessário uma serpente para incitá-los a qualquer coisa.

Na verdade, as primeiras versões da bíblia não continham esse capítulo. Foi um homem muito criativo e assombrosamente inspirado, o Santo Agostinho, que reescreveu Gênesis vários séculos depois, inserindo o adendo do “pecado original”. Imaginem só se ele renascesse roteirista hoje em dia...

A nossa “atual Bíblia” foi composta no século XIII. Ela é um apanhado de textos do que havia sido transmitido pelos antigos profetas, sacerdote, reis, patriarcas e demais pessoas iluminadas da época. Os velhos profetas (com exceção do Moisés que transmitiu ele mesmo) retransmitiam da forma mais nítida que pudessem, os fatos e as visões acontecidos em outra época à outras pessoas (ufa), pois não sabiam escrever. Quem escrevia, introduzia suas próprias opiniões,o que – óbvio – terminou em um livro em completa contradição com o original. Com o tempo foi sendo deixado de lado algum trecho que não favorecia a fé da forma desejada.
Havia três versões diferentes escritas a mão e quando se inventou a arte da impressão ficou muito dispendisioso manter toda essa divulgação. Se alguém foi o pai da publicidade, o inventor de algo a ser comprado, o primeiro “lifestyle” do mundo terrestre, esse alguém foi o imperador Constantino que decidiu como iriam reescrevê-la e como seria a base de toda a cristandade.

Legal, não é? Bom, se você é alguém curioso e excêntrico, como eu, deve estar lendo até aqui. Do contrário é alguém com todos os parafusos no lugar e esse monte de informação inútil não faz diferença e você também não, pois não deve lá ser uma pessoa muito interessante. A bíblia é um apanhado de vários escritos de povos que se julgavam os únicos seres humanos na Terra, que desconheciam outros mais adiantados e que conseguiram ter o que escreveram seguidos incontestavelmente por alguns muitos milhares até hoje. É o sonho de qualquer escritor. Hoje temos um Deus que extermina até os animais em um dilúvio porcausa de uma humanidade pecaminosa e indigna.

Ah, gosto muito dessa parte do dilúvio.

Um dilúvio de fato inundou vários países. Esse é um fato histórico, dizem os cientistas que até comprovado é, um fato climático que na mão de um fanático virou um assassínio não dos homens, mas de TODOS os seres viventes de qualquer espécie de animais, com exceção dos animais escolhidos por Noé. Oremos todos para o criador não volte a se irritar agora, já que a humanidade ta pra lá de perdidinha e se isso acontecer como vem sendo anunciado aí pelos doutore; o Al gore deve comandar a barca, já que que vem avisando todo mundo do dilúvio e ninguém vem acreditando. Deus disse a Noé e a seus filhos: “Crescei, multiplicai-vos e enchei a terra”. Bem, sendo ele o todo poderoso, com tanto conselho bom pra dar pra uma humanidade que começaria melhor da que foi por água abaixo, tinha como dar o conselho mais óbvio que esse? O que mais fariam casais presos em um barco sem televisão, baralho de pôquer, twitter ou playstation?

Existe um conto que fala de um homem desempregado procurando o que comer na rua, encontrou uma faísca de verdade, juntou com cuidado e disse: “Vou ficar rico, fundarei uma igreja!” Outra moral de uma historinha diz que com verdade no coração qualquer indivíduo pode dirigir seu próprio destino sem temer obstáculos. Bom; que sorte que pouca gente tem verdade no coração e a maioria tem faíscas de verdade nas mãos.

Do contrário a maior parte das instituições entrariam em colapso.

2 comentários:

  1. Pois é querida Teresa Almeida, êta "livrinho" danado, que toma tempo e nos faz gastar um punhado de letrinha! Eu cá com a minha preguiça, não tenho muito saco para ler esse "livrinho". Respeito e até reflito um pouco quando ouço algum trecho reproduzido por um bom pastor ou padre que mereça o meu ouvido. De resto, muita paz e harmonia em sua vida com as graças de Deus, Amém!

    forte abraço do leitor,

    c@urosa

    ResponderExcluir
  2. Pô. excelente. o que dizer desse esguio texto cujo silvo reverbera por onde clicam? rs.

    realmente, se levantarmos um pouco mais o tapete da verdade por trás do tal livro, alguns gemidos mais iremos ouvir atrás da árvore da maçã pecaminosa.

    ResponderExcluir