segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ryden



Odeio quando se referem a alguém ou algo desprezível como bizarro. Bizarro não é ruim e não é defeito. Pela definição do dicionário é algo nobre, gentil, original, portanto; e só por isso, extravagante ou estranho. De certo porque estranho é ser gentil hoje em dia. Gentil de genuíno e não de falsidade. É o que choca sem o desespero medíocre de cair na mesmice de querer chocar. Falar sem tentar prever a reação. Não revidar a covardia do covarde. Dualidade berrante autoexplicativa na mensagem subliminar. Bizarro é o mundo, em todos os seus aspectos violentos, apresentado com olhos irônicos de quem ainda permite-se enxergar beleza que cerca. É a verdade na face de quem é consciente que mentira não impede a derrota, ainda que ela seja perca. Perda momentânea se quem estiver jogando for sincero. Bizarro é só verdade que causa perplexidade. É o óbvio que não cai no óbvio. É singelo, tosco e tinta. E não tinta usada pra fingir ser tosco e singelo. É o exótico que não é hype. É o que não imita para ser notado. Bizarro é tão belo que usam seu significado da forma reversa para corromper com coisas feias o que na essência é tão honrável. É a descrição da beleza ficando feia pelo emprego indevido de seu significado. O que não é nada, nada, bizarro...


3 comentários:

  1. Pois é minha nobre amiga Teresa Almeida, acho que temos que encontrar uma palavra nova para denominar as "bizarrices" desse nosso rincão pátrio. Ou a "beleza" que não enxergamos nos confunde? De qualquer forma, o "deformado" é belo, o seu texto também!

    forte abraço do leitor,

    c@urosa

    ResponderExcluir
  2. Talvez em Portugal o emprego tenha inclusive esse significado ainda: garboso, bem-apessoado.

    Sempre me detive no aspecto de ter significado de algo excêntrico, esquisito, estranho, extravagante.

    É o que diziam de mim quando criança, quando adolescente. Creio que seja mais fácil tirar o sentido de algo diferente e torná-lo "demasiado extranho", que é o cheiro que tem a palavra "bizarro", ao que parece, no senso comum.

    Agora posso olhar as tintas do meu passado com um período mais bem-apessoado que antes. (risos).

    ótimo texto Teresa. parabens!

    ResponderExcluir
  3. Bah! QUE BIZARRO ESSE POST! =P

    Parabéns! te gosto muito!

    Beijo.

    ResponderExcluir