quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Elástico






Ultimamente ando achando, bem mais do que já achava, que tem gente que se importa de mais. Tem coisas, pensamentos, momentos e atitudes que só se adquire com o tempo. E não raro nem como ele. Mas, anyway, você pode se remexer, pode gritar e tentar explicar tinportintin que você é que está certo, pode ficar bufando achando que NINGUÉM mais sabe de nada, mas no final você se encontra em si, lá dentro ou por dentro e vê com olhos menos críticos o que antes julgava dizendo não julgar. Vê o quanto errou, vê que se preocupou desnecessariamente, vê que lutou tanto por possibilidades que nunca chegarão a se concretizar e se descobre com o maior tesouro que já sonhara ter, aquele que a vida ensinou. E benzinho, a vida sempre ensina. Aí você continua dando as mesmas cabeçadas por opção, e ninguém tem nada com isso, você aprende tanto que pode aprender que não quer mais saber de nada. Jogar pérolas aos porcos sempre foi um dos clichês mais usuais.

Está para nascer quem exercite mais a capacidade de abstração do que euzinha. Até por que eu obrigo muito das pessoas que gostam de mim, de abstrair minhas pequenas cagadas. Nada mais justo que eu assim o faça. Até mesmo por quem não tem o mesmo gesto recíproco. Se a minha capacidade de abstração está a todo vapor, minha capacidade de paciência nem tanto, mas um dia eu chego lá. Eu reparo com frequência e tenho 100% de convicção que o que as pessoas dizem odiar ou não suportar nos outros é justamente aquilo que enxegarmos nelas. Mas quem sou eu para corrigi-las?

É isso não deixa de ser um grande aprendizado. Por que mostrando você corre o risco de ser ousado. Calando não tem conteúdo para dizer nada. Aceitando é um coitado. Afastando-se e deixando para lá está sendo falso. Vale mais a pena tentar e viver. Compartilhar caso alguém peça, por que do contrário é saliva gasta de graça.

Um comentário:

  1. Olá querida Teresa Almeida, saudade...pois é, na minha opinião( se é que ela vale) o que faz seus textos agradáveis e desafiadores é a sua capacidade de abstração... na verdade, essa coisa de blog, para mim só vale por esse momento de poder compartilhar, compartilhar... qualquer coisa...e estar sempre, eu por aqui e você por ai...


    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir